Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
Diagnóstico do Uso Consciente da Água
De acordo com o Instituto Trata Brasil, o desperdício de água no país é de 40% e isso significa que, em muitas residências e empresas, o valor da conta de água poderia ter quase 50% de desconto. Esses dados apenas comprovam a importância do Diagnóstico do Uso Consciente da Água, que visa zerar o desperdício desse bem tão precioso por meio das seguintes estratégias:
- avaliação da rede hidráulica
- diagnóstico de possíveis problemas
- detecção de vazamentos ocultos
- implementação de tecnologias atuais e equipamentos hidráulicos mais eficientes
- redução do consumo de água
Como funciona?
Primeiramente, realizamos testes hidrostáticos a fim de detectar possíveis vazamentos e, se confirmados, localizamos o local exato onde está vazando. São realizados 3 testes gerais:
- na rede de abastecimento, a partir do relógio até cada ponto alimentado pelos reservatórios
- na tubulação subterrânea (caso exista), desde a caixa d’água até as torneiras e demais equipamentos hidráulicos
- no hidrante, verificando cada registro e bombas, além dos pontos da rede de distribuição de água
Além dos testes hidrostáticos citados acima, o diagnóstico do uso consciente de água conta com outras etapas, tais quais:
- se houver um ou mais reservatórios subterrâneos, é preciso monitorá-lo(s) para que, assim, seja verificado se estão vazando ou funcionando de maneira adequada.
- chuveiros, descarga, torneiras, caixas d’água e todos os pontos hidráulicos são verificados eletronicamente.
- reparo, troca ou regulagem de equipamentos hidráulicos, entre outras ações.
Para finalizar o diagnóstico do uso consciente da água, é feito um relatório técnico no qual consta tudo o que foi feito, incluindo cada etapa mencionada anteriormente. É necessário também coletar todos os dados relacionados à empresa e fazer uma análise técnica do consumo de água.
Relatório de medidas
Uma vez que o diagnóstico do uso consciente da água esteja finalizado, a Caça Vazamento lhe entregará um relatório no qual serão sugeridas as seguintes medidas:
- Correção
- Melhoria
- Prevenção
Primeiramente, devem ser corrigidos todos os problemas encontrados (infiltração, vazamentos, etc). Em seguida, o que pode ser feito para melhorar, substituindo, por exemplo, equipamentos hidráulicos e adotando tecnologias mais recentes e eficientes. Por fim, chegamos às medidas preventivas, evitando problemas futuros e mantendo o uso consciente da água.